Publicidade

Como fazer o planejamento do treinamento de Futebol








O futebol é uma modalidade com características muito específicas e especiais que o transformam num desporto cujo treino deve ser cuidadosamente programado e analisado. Existe uma série de etapas que um treinador deve percorrer para preparar a sua equipe para a competição da melhor forma possível.

O planejamento deve "respeitar" algumas etapas e procedimentos tais como:

Análise da situação: Diagnóstico e Prognóstico


Organização do processo de treino: Programação

Execução do programa

Treino

Avaliação e controle do plano

Análise dos resultados

Análise da situação

    A primeira etapa do planejamento é conseqüentemente, uma das mais importantes, pois só através de um correto e eficiente diagnóstico é que é possível avançar de forma segura. Assim para um correto diagnóstico o treinador deve avaliar os seguintes aspectos:

Características dos jogadores

Quem são?
Como são?
Como estão?
Quantos são?

Características do nível competitivo: Características da modalidade, Características do quadro competitivo, Características dos adversários

Caracterização das condições de trabalho: Recursos materiais, Recursos humanos, Apoio logístico (alojamento), Recursos econômicos, Tempo de preparação

A etapa seguinte passa pelo prognóstico, realizado de acordo com o que antes havia sido diagnosticado, e passa por duas etapas:

Definição de objetivos : Grandes metas, Objetivos intermédios,Hierarquização dos objetivos

Definição dos princípios orientadores do trabalho: Fundamentos teóricos (aspectos técnico-tácticos, de formação, biológicos, psicológicos, etc.)

Para saber mais sobre treinamento no futebol, você precisa conhecer o curso Modelo de Jogo e Modelo Sistêmico de Treinamento no Futebol. Além dele, recomendo o Desafios de Treinadores de Futebol.  Clique nos links para saber mais e ter mais conhecimento.



Comente:

Nenhum comentário