Publicidade

A importância da finalização no Futebol





As habilidades básicas de qualquer esporte combinam-se de forma muito particular para atender os objetivos do jogo, No caso do Futebol, uma das principais habilidades que se tem é é a finalização.

Sem dúvida, é a habilidade mais decisiva do Futebol. Não importa se a finalização é feita com um cabeceio, um chute, ou até de peito ou barriga; caso se consiga marcar o gol, ela é considerada bem sucedida.

O gol é o objetivo maior do jogo. Mais importante do que chutar, cabecear ou lançar é fazer o gol. Ao tentar conseguí-lo, todas as demais habilidades se tornam meio. No entanto, para que a finalização ao gol seja bem sucedida, quanto mais desenvolvidas forem as outras habilidades, maiores as chances de isso ocorrer.

As modalidades defensivas são mobilizadas especialmente em função de evitar a finalização do atacante. Nesse empenho, a principal peça é o goleiro. A finalização pode ser frustrada pela defesa do goleiro, pela interceptação por parte de um defensor ou pelo erro do atacante.

Muitas são as habilidades inespecíficas que compõem uma habilidade de como a de finalizar. É interessante que o professor de futebol saiba analisar os fundamentos para conhecer essas habilidades e proceder corretamente no momento de criar situações para ensinar o aluno a finalizar. Saber que habilidades e capacidades principais integram o gesto desportivo facilita bastante o ato de ensinar.

Capacidades motoras principais presentes no ato de finalizar: equilíbrio, força de chute, velocidade de chute.

Habilidades motoras principais presentes no ato de finalizar: correr, apoiar-se, chutar.



Comente:

Nenhum comentário