4 tipos de Marcação no Futebol






http://www.gepeffs.com.br/wp-content/uploads/futebol-marca%C3%A7%C3%A3o.jpg

A marcação pode ser definida como "o ato ou resultado de marcar um espaço e/ou um adversário direto.
O objetivo da marcação é otimizar a ocupação espacial da equipe, deixando o "campo pequeno" para o adversário que ataca. Na região onde a bola se encontra, a busca é pela criação da superioridade numérica, sem desguarnecer o lado oposto do campo que deve permanecer "vigiado" pelos jogadores mais próximos deste setor.

N
o jogo de futebol, podemos dividir o Sistema de Marcação em quatro formas predominantes de aplicação:

1 – Marcação Individual
2 – Marcação em Zona
3 – Marcação Mista
4 – Marcação Híbrida

A Marcação Individual tem como premissa a busca constante pelo "jogador a ser marcado" – o jogador "B" deve marcar o jogador "A" em todos os seus deslocamentos ofensivos; podendo ter como referencial não somente o jogador, mas também a "posição" do jogador (em outras palavras a marcação individual pode ser do tipo "homem a homem", mas também pode ser do tipo "lateral pega lateral", "volante pega meia" etc.).

A Marcação em Zona tem como premissa a otimização da ocupação dos espaços, impondo controle posicional regional e buscando obter vantagem numérica nos diversos setores do campo de jogo.

A Marcação Mista é aquela que tem como premissa a utilização da Marcação Individual e da Marcação Zona em situações diferentes e específicas do jogo, alternando-as de acordo com essas situações.  Ele serve justamente para dispor de um marcador próximo de algum oponente com grande talento, capaz de desequilibrar o jogo e dispor também das coberturas que a marcação por zona oferece. Geralmente é utilizada em casos quando apenas um ou no máximo dois jogadores são extremamente habilidosos e muito superiores aos demais jogadores da própria equipe.

A Marcação Híbrida apresenta características da Marcação Individual e em Zona ao mesmo tempo, tendo como premissa a utilização da Marcação Individual e a Marcação Zona de acordo com estratégias bem definidas para a recuperação da posse da bola.

Com ajuda daqui e daqui



Comente:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.