Elementos do treinamento do goleiro de futebol






http://e.imguol.com/esporte/futebol/2011/06/10/goleiro-bruno-e-fotografado-durante-treino-do-palmeiras-1307743277166_615x300.jpg

Muita gente acha que o jogador que vai para o gol é aquele que tem menos técnica. Porém, ser goleiro não é fácil. E tem que ter técnica. Se não tiver técnica, como vai fazer a defesa de um chute de 100 m/h?

O goleiro tem que ter técnica para defesas e coragem para usar o seu corpo para realizá-las. Essas técnicas para o treinamento de goleiros vão além do que é oferecido aos jogadores de linha, que passam a ter até um treinador exclusivo. Para os goleiros, que antes eram referência de atletas sem habilidade para atuar com os pés, são atribuídos métodos de treinamentos que potencializam suas habilidades.

O treino de goleiro começa pelo aquecimento e alongamento de toda a musculatura, importante em toda prática esportiva para evitar lesões> Depois são ensinadas as posições corretas para cada técnica de defesa como: pegada, encaixe, entrada, cama, saída de bola alta, quedas laterais rasteiras, meia altura mão, trocadas, dentre outras exigidas em um jogo. O lançamento ao chão do atleta para impedir o gol com uma bola rasteira, o encaixe perfeito da bola no corpo e nas mãos para evitar um rebote, o deslocamento do corpo entre as traves e na área.

O cruzamento de bola, o pênalti, o escanteio, as reposições e o lance são técnicas que devem ser repassadas aos alunos minuciosamente. Isso permite o conhecimento das infinitas possibilidades de defesas. Mesmo com o repasse das técnicas para se tornar um bom goleiro há necessidade de desenvolvimento dos aspectos psicológicos, como a liderança e a inteligência, a observação, a reação para cada tipo de jogada e a confiança.

Para ser um excelente goleiro é necessário o treinamento constante, a vontade de aprendizado e a aplicação de novas técnicas, sempre direcionadas por profissionais aptos e capacitados para tal fim. 





Comente:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.