Publicidade

A importância da técnica no futebol





http://misterkanu.com.br/wp-content/uploads/2015/03/seletivo.jpg

    A técnica trata-se da forma racional, ideal e eficiente de executar os movimentos necessários à prática do futebol. Seus princípios podem ser assimilados com o treinamento e a prática constante.

    Para American Sport Education Program (2000) mesmo que a importância de determinada técnica seja óbvia para você, seus jogadores podem não ter discernimento e não compreender como isso os ajudaria a se tornarem melhores jogadores de futebol. Para introduzir a técnica é necessário que o técnico fale o nome e o porquê eles estão aprendendo, e faça com que os mesmos prestem atenção. Para isso o técnico deve demonstrar a técnica, explicar os fundamentos e ajudá-los sempre que necessário a praticar a técnica. A demonstração é a parte mais importante no processo de ensinar técnicas esportivas para jovens atletas que podem nunca ter feito algo parecido. Os jogadores aprendem melhor quando recebem uma breve explicação da técnica acompanhada de uma demonstração. E também, (Fernandes, 2004) defende que esse estágio representa a base de todo o processo de formação de um jogador de futebol. Para o início da técnica [...] é importante assimilar que não existe uma metodologia decisiva. Deve-se proporcionar um contínuo envolvimento no jogo, despertando a criatividade e o aventurar-se em jogadas.

    Os fundamentos são essenciais na decisão do resultado do jogo. Por exemplo, o passe: segundo (Frissei e Mantovani, 1999) a qualidade de bons passes dentro de uma equipe irá poupar seus atletas quanto ao desgaste físico. Passes sucessíveis e corretos envolvem o adversário, fazendo com que seu desgaste físico seja maior. Seguindo na mesma importância, (Melo, 2002) relata que o passe é o fundamento mais utilizado no futebol. Portanto, deve-se desenvolver esta habilidade nos jogadores, pois, num passe que é dado com rapidez e eficiência, dificilmente o adversário pode se apoderar da bola.


Comente:

Nenhum comentário