Publicidade

5 dicas para ganhar uma disputa de cabeça no futebol






Quer você seja um jogador de ataque ou defesa, ganhar bolas aéreas é importante para manter a posse de bola e criar boas oportunidades de gol. Aqui vão algumas dicas das melhores técnicas para garantir o sucesso do seu time no campo.

1
Esteja ciente de que a maior parte das disputas de cabeça não acontecem na frente do gol, mas no meio do campo. Como esse é o campo de batalha para se ganhar e manter posse de bola, frequentemente é a parte mais congestionada. Tiros de meta e bolas isoladas pela defesa são postas normalmente nessa área, e os meio-de-campo devem se posicionar de acordo para redirecionar a bola dentro dessas situações de alta pressão. Quando a bola não puder ser controlada com a coxa, peito, ou pé, cabeceá-la será sua melhor opção.

2
Considere que, para receber bem a bola com a cabeça, é preciso manter uma boa posição em relação à meta do seu time e manter o seu centro de gravidade baixo. Uma posição corporal baixa lhe dará maior força e impulso quando a bola estiver no ar. Os melhores jogadores também dão uma rápida olhada em volta antes de receber a bola. Isso lhes permite saber onde estão os companheiros e lhes dá opções mais claras antes mesmo da bola ser disputada. Essa previsão é importante, se você quiser que sua bola cabeceada seja precisa e estratégica.

3
Considere que as bolas cabeceadas são ótimas ferramentas para iniciar um contra-ataque. As duas manobras de cabeça mais comuns são o redirecionamento e a cobertura. A cobertura é mais eficaz quando você tem jogadores posicionados diretamente atrás de você e essa cobertura tem a possibilidade de causar uma transição rápida pela linha defensiva. O redirecionamento é mais eficaz para manter a posse de bola e prosseguir mais lentamente até uma posição de ataque. O benefício disso é que o seu time pode se acumular mais na frente da bola, o que aumenta as chances de gol.

4
Saiba que as oportunidades de cabecear no campo de ataque geralmente vêm de escanteios, faltas ou cruzamentos vindos de um meio-de-campo. Uma cabeçada no ataque exige postura, estratégia e técnica muito diferentes. A chave para se ganhar uma cabeçada no ataque depende mais de correr no momento certo para atingir a bola no ar em uma velocidade alta, e não de manter um posicionamento. A sua inércia adicionará força à cabeçada. Como bons zagueiros tentarão ficar entre você e a bola, uma ligeira mudança de direção para longe do gol e, em seguida, até a bola, é a forma mais fácil de encontrar um espaço aberto e ter uma boa chance de marcar. Alguns técnicos chamam isso de "zona limpa".

5
Esteja ciente que, ao cabecear a bola no ataque, uma virada rápida da cabeça é a forma mais eficaz de manter o ritmo da bola e dar um redirecionamento substancial. É importante para as cabeçadas no ataque conseguir altura o bastante acima do zagueiro. Manter contato ocular com a bola é essencial, pois muitas vezes você enviará a bola através de uma série de outros jogadores. As cabeçadas no ataque também devem ser direcionadas para baixo quando direcionadas para o gol, pois é mais difícil para os goleiros defender uma bola baixa após acompanhá-la no alto.

Comente:

Nenhum comentário