A evolução tática do futebol






    Hoje em dia observamos as equipes com sistema de jogo bem definido, para serem utilizados esses sistemas passaram por várias mudanças no decorrer dos anos a fim de aperfeiçoá-los para se tornarem mais eficazes. Enfim descobrir melhor forma de posicionar a equipe dentro de campo vem sendo uma constante preocupação em busca do melhor rendimento.

    Sistema de jogo é a forma no qual a equipe se distribui em campo para o início da partida procurando o melhor preenchimento dos espaços, onde cada jogador tem sua função, assim a estratégia se dá em como esses jogadores se movimentaram durante a partida, seja individualmente ou coletivamente.

    Ttática são ações de ataque e defesa com objetivo de surpreender ou bloquear o adversário com movimentações individuais ou coletivas, durante as partidas.

    Os primeiros dados sobre a formação dos jogadores em campo são italianos onde eram distribuídos 27 pessoas para cada equipe sendo 15 atacantes 5 meio-campistas e 7 defensores.

    Há dados de equipes que em 1660 utilizavam 17 jogadores posicionados em 7 defensores sendo 3 recuados e 4 mais avançados tendo uma linha de 5 jogadores no meio-campo e 5 atacantes (MELO, 1999).

    Posteriormente o número de jogadores passou para 11 na Inglaterra em 1860, começando esboçar o formato que conhecemos nos dias de hoje.

Figura 1. Sistema de jogo 1x1x8 (VENDITE, 2006).

 

Figura 2. Sistema de jogo 2x2x6 (VENDITE, 2006).

 

Figura 3. Sistema de jogo 2x3x5 (VENDITE, 2006).

 

Figura 4. Sistema de jogo WM (VENDITE, 2006).

 

Figura 5. Sistema de jogo 4x2x4 (VENDITE, 2006).

 

Figura 6. Sistema de jogo 4x3x3 (VENDITE, 2006).

 

Figura 7. Sistema de jogo 4x4x2(VENDITE, 2006).

 

Figura 8. Sistema de jogo 3x5x2(VENDITE, 2006).

    Além desses sistemas que se consolidaram durante seus respectivos períodos e épocas, algumas variações ocorreram criando alguns sistemas e formações muito peculiares de algumas equipes, como a seleção holandesa em 1974, que apresentou um sistema de jogo em que todos componentes da equipe se movimentavam por todos os setores do campo, fazendo com que os adversários tivessem dificuldades para realizar a marcação. A seleção da Noruega em 1998 também se diferenciou jogando no 4x5x1, com uma forte marcação e um perigoso contra-ataque (MELO 1999).

    As mudanças ocorridas nos sistemas de jogo ao longo da história do futebol são resultantes da evolução competitiva do próprio jogo, na qual a necessidade e vontade de obter vitórias fizeram com que se buscasse um equilíbrio entre ataque e defesa.



Comente:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.