Características especificas em diferentes posições no Futebol






http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000089/0000026305.jpg

O futebol é uma das modalidades esportivas que apresenta a maior dificuldade para a sua caracterização com relação ao esforço físico requerido apresentando características particulares em cada movimento.

É um jogo extremamente complexo do ponto de vista fisiológico, com ações específicas que evidenciam um tipo específico de esforço de grande diversidade e que, em termos metabólicos, utiliza-se de fontes energéticas claramente distintas. Então o jogador de futebol, dada à natureza intermitente do seu esforço e ampla faixa de intensidades que o caracteriza, tende privilegiar no seu treino aspectos tão distintos como o desenvolvimento da força explosiva, da velocidade, da resistência anaeróbia e da resistência aeróbia;

A imprevisibilidade dos acontecimentos e ações durante uma partida exige que os atletas estejam preparados para reagir aos mais diferentes estímulos, da maneira mais eficiente possível.

 Existem características fisiológicas especificas para o futebol; as posições também apresentam características e demandas fisiológicas diferenciadas que variam com a taxa de trabalho de cada posição. A especificidade crescente das tarefas executadas em cada função do futebol moderno: atacantes, meio-de-campo com funções ofensivas, volantes com ações mais defensivas, lateral que cobre um dos lados do campo, zagueiro e goleiro, requer jogadores com qualidades físicas nitidamente diferentes.

O deslocamento dos jogadores durante as partidas é determinado pelo sistema tático da equipe e posicionamento do jogador em campo, sugerindo que dependendo da função tática que exerce no time, cada jogador possui um nível de solicitação metabólica, que consequentemente gera adaptações diferenciadas nos processos de produção de energia.

As características próprias do futebol, apresentam um nível heterogêneo das capacidades físicas e da tipologia física de cada jogador variando conforme cada posição no jogo, como goleiros e os zagueiros que geralmente são mais altos do que os jogadores de outras posições.

Veja as características físicas, técnicas, táticas e psicológicas para cada posição:

Goleiros

Características físicas: elasticidade, flexibilidade, resistência, equilíbrio, coordenação, velocidade de reação e agilidade.
Características técnicas: visão panorâmica, firmeza, habilidade com a bola, caídas, rolamentos, recuperação e reposição de bola com as mãos e pés.
Características táticas: posicionamento, comando, entrosamento com os companheiros, reposição de bola em tiros de meta ou com a bola em jogo.
Características psicológicas: liderança, coragem, concentração, responsabilidade, atenção, determinação, tranqüilidade e confiança.

Laterais

Características físicas: resistência, velocidade, coordenação e agilidade.
Características técnicas: desarme antecipação, domínio de bola, domínio de espaços, precisão, nos passe e cruzamentos e recuperação.
Características táticas: entrosamento com os companheiros, noção de cobertura e colocação.
Características psicológicas: coragem, determinação, agressividade, iniciativa e o controle emocional.

Zagueiros

Características físicas: resistência, força, coordenação, flexibilidade, impulsão e agilidade.
Características técnicas: cabeceio, manejo de bola, antecipação, desarme e entrega de bola.
Características táticas: entrosamento com os companheiros, sentido de cobertura e domínio de espaço.
Características psicológicas: liderança, determinação, coragem, maturidade, tranqüilidade, controle emocional e decisão.

Meias

Características físicas: resistência aeróbia, força, coordenação, agilidade e velocidade de reação.
Características técnicas: desarme antecipação, recuperação, habilidade com a bola, visão panorâmica e de profundidade, drible ofensivo, passe, sentido de penetração e de cobertura.
Características táticas: entrosamento com os companheiros, visão de jogo, domínio de ataque e defesa, sentido de penetração e cobertura.
Características psicológicas: combatividade, determinação, poder de decisão, coragem e persistência.

Atacantes

Características físicas: força, resistência, impulsão, agilidade, coordenação e velocidade de reação.
Características técnicas: manejo de bola, cabeceio, drible em profundidade, penetração, finalização e visão panorâmica.
Características táticas: colocação, entrosamento com os companheiros, noções de impedimento e criação de espaços, movimentação e finalização.
Características psicológicas: coragem, agressividade, pe


Comente:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.